Jogo do Brasil na Copa do Mundo é feriado ou ponto facultativo?

De quatro em quatro anos, sempre que nos aproximamos do início da Copa do Mundo de Futebol, uma pergunta toma conta das mentes e corações dos brasileiros.

Afinal de contas. Os dias dos jogos da seleção brasileira na Copa são feriado ou ponto facultativo?

Sabemos que o futebol é o esporte mais praticado e assistido no mundo inteiro. E no Brasil não é diferente. O futebol para nós é uma paixão nacional. Para alguns, até mesmo uma religião.

Mas, diferentemente de craques como Neymar ou Vinícius Júnior, que são jogadores multimilionários, a maioria da população brasileira é composta por trabalhadores assalariados.

Então, precisamos ter certeza de que não estamos cometendo um erro passível de punição ao faltar ao trabalho para assistir aos jogos da seleção.

O que diz a CLT

Infelizmente, porém, não há nada na legislação trabalhista que estipule folga ou ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Porém, isso não significa que está tudo perdido e que você não poderá assistir aos jogos da seleção e torcer para o Brasil conquistar o hexa.

Há, sim, uma exceção.

Caso a folga nos dias de jogos da seleção esteja prevista no contrato de trabalho, ou se houver negociação coletiva com o sindicato dos trabalhadores estipulando a folga.

Aí, sim, o funcionário ou funcionária poderá faltar ao trabalho, ou folgar, nos dias dos jogos do Brasil.

Mas isso não é regra. Se essa folga, dispensa do trabalho, ou seja lá o que for, não estiver expressa no contrato de trabalho ou na convenção coletiva, o trabalhador não terá direito de se ausentar para os jogos da seleção.

Para sorte de muitos, contudo, tanto quanto os trabalhadores, a maioria dos empregadores também é apaixonada por futebol.

E vale lembrar, ainda, que a economia dá uma pausa nos horários dos jogos. Então a chance de você ser dispensado ou dispensada para assistir aos jogos do Brasil aumenta muito.

Algumas empresas, inclusive, costumam disponibilizar televisores e um espaço para os funcionários assistirem aos jogos e confraternizarem durante o evento, sem descontar esse tempo nos vencimentos.

Como é nos órgão e repartições públicas

A regra também vale para o serviço público. 

A menos que seus superiores te liberem para assistir aos jogos do Brasil, determinem ponto facultativo ou deixem você folgar nestes dias; você não poderá, por conta própria, decidir não trabalhar.

Faltar deliberadamente para assistir à Copa do Mundo definitivamente não é uma boa ideia.

Se você é apaixonado ou apaixonada por futebol e pela seleção brasileira, negocie com seu empregador.

Assim todos saem ganhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *